#2 UX Writer, você não trabalha sozinho

Cassio Almeida
3 min readDec 8, 2020

--

Quando eu migrei do jornalismo para o UX, acreditava que eu, um mero Padawan, trabalharia sozinho, como sempre foi.

Nas grandes redações, eu tinha os meus colegas, mas, em todos os momentos, era eu e eu em busca de informação, e era a minha assinatura na matéria. Quando passei para a assessoria de imprensa, foi a mesma coisa: eu e eu desbravando os muitos releases. E quando estava em uma agência de publicidade, eu e eu em uma cadeira pensando no meu conteúdo.

A impressão, ao passar para UX, é que nós, writers, vamos pensar em conteúdo sozinhos, sem apoio, sem ninguém. E isso vira um costume ruim em times de produto e prejudica muito o seu trabalho.

Vou tentar explicar o motivo.

1. UX em primeiro lugar

Por mais que o UX Writer esteja em uma fase de ascensão e, de certa forma, de descobrimento, devemos sempre lembrar que o termo UX vem na frente do Writer.

Você pode até ser o único UX Writer de um time, mas os seus processos devem ser feitos em conjunto com os dos seus colegas. Peça a opinião deles, participe das reuniões, pense em conjunto, não se isole ao fazer um conteúdo, comente nas telas e, principalmente, estruture o seu Content Design Thinking com todos.

2. Quando todos sabem quem você é, tudo fica mais fácil

Nem todos sabem o que um UX Writer faz. É importante ter paciência e mostrar a sua importância participando dos processos com o time. Calma, muitas empresas ainda estão se adaptando e entendendo o papel de um writer.

Se você teve a oportunidade de entrar em uma empresa e você vai ser o primeiro UX Writer, explique o que você faz e como você pode ajudá-los. Mas, de novo, calma. Não se isole. Pelo contrário.

Converse com todo mundo. Time, Central, Stakeholders, Devs, Marketing, etc. Converse com todos aqueles que influenciem na experiência do usuário e mostre como você pode melhorar/contribuir com o seu trabalho.

3. UX Writer e UX Designer são amigos

Eu não sei quantas vezes peguei tela cheia de lorem ipsum, uma explicação nada a ver e tive que pensar em conteúdo sem ter uma base consistente. A construção de um produto é mútua, ou seja, tanto você quanto o designer precisam conversar durante o processo. Entenda as motivações do time e faça as suas considerações. Com essa troca, o texto e o layout vão ser um só, e não um quebra-cabeça espalhado.

O que eu gosto de fazer: converso com o time, faço o conteúdo em cima das nossas ideias e mostro para o time. Eles opinam, criam outras versões e vamos aprimorando juntos. Encaixe o seu processo.

O que eu gosto de fazer também: reúno todo mundo e vamos montando textos e telas juntos. De primeira, pode ser uma tragédia. Depois, tudo vai melhorando e criando sincronia. Você começa a entendê-los e eles começam a te entender.

4. Compartilhe as suas entregas

Mostre o seu Manual de Tom e Voz para todos, compartilhe o seu Glossário do projeto com o time, mostre a sua Auditoria de Conteúdo e tudo o que você está entregando.

O seu conteúdo não é solitário, pelo contrário, ele faz parte de um projeto onde muitas pessoas podem estar participando. As suas entregam podem dar o tom para melhorar o projeto. Pense nisso.

5. E conte com a comunidade

Uma das coisas mais legais é a comunidade de UX. Todo mundo se ajuda, sofre junto, dá risada junto, compartilha algumas metodologias e encontra meios para resolver problemas.

Infelizmente, ainda, não somos a maioria, mas não se isole. Vai no LinkedIn e chama um profissional de UX para conversar e conte um pouco do seu desafio e fale das suas dúvidas.

Quando eu estava no início, eu fiz muito isso. Não entendia quase nada de processo, então a primeira coisa que pensei foi ir atrás da comunidade para bater um papo.

Compartilharam materiais, me deram dicas de livros e me indicaram um monte de gente legal para conversar. Aprendi muito e ainda fiz grandes amigos.

6. Conclusão

Ainda sou um Padawan, mas experiências ruins me mostraram que trabalhar sozinho pode ser horrível para você e para o seu time. Eu acredito no Content first, mas também acredito que isso pode ir além para algo mútuo, entre times.

Passou por algumas loucuras? Deixa o seu comentário e vamos conversando :)

--

--